Café Arábica: Por que é considerado o melhor do mundo e quais suas principais características?

Que o café é uma das bebidas mais consumidas no mundo, isso você já sabe. Mas você imaginava que entre as centenas de espécies de grãos existentes no mundo, o café arábica é o mais apreciado de todos?  

Considerado por muitos como o melhor café do mundo, o café arábica é cultivado em diversas regiões, especialmente, em altitudes superiores, como as encontradas em Minas Gerais, no Brasil, que é um dos maiores produtores dessa variedade. 

Mas o que faz o café arábica tão especial? Quais são suas principais características que o tornam tão admirado entre baristas e consumidores ao redor do planeta? Vamos entender essas qualidades e descobrir por que o café arábica é a escolha preferida das melhores cafeterias.

Entenda porque o café arábica é considerado o melhor do mundo

Existem mais de 100 espécies de café no mundo, contudo, são 3 as espécies mais comercializadas:

  • Arábica: Acidez equilibrada e aroma intenso. Sabor mais suave, com notas frutadas, florais e de nozes. Brasil e Colômbia são grandes produtores
  • Robusta: também conhecido como Canephora ou Conilon: Um dos tipos mais comercializados. O Vietnã é o maior produtor  sabor mais forte, amargo e menos cítrico
  • Excelsa: é uma espécie produzida no Sudeste da Ásia e, normalmente, é utilizada em blends para encorpar a bebida preparada com outras espécies.

A diferença entre o café arábica e o café robusta começa no cultivo e na composição química das plantas. O café arábica possui grãos de café mais finos e apresenta uma maior complexidade de sabores, enquanto o café robusta tende a ser mais amargo, encorpado e com maior teor de cafeína.

Conheça as características do café arábica

O café arábica é conhecido por suas notas aromáticas complexas e intensas. Quando você sente o cheiro de um bom café arábica, pode perceber uma combinação de fragrâncias que vão de florais e frutadas até um toque leve de chocolate ou nozes, dependendo da origem e do método de processamento dos grãos. 

O aroma bastante característico do café arábica é um dos principais indicadores de sua qualidade e muitos apreciadores de café o consideram um dos maiores prazeres de consumir essa bebida.

O sabor do café arábica é outro detalhe que o coloca no topo das preferências das cafeterias. Ele apresenta uma complexidade de sabores que pode variar de notas frutadas, como frutas vermelhas e cítricas, até toques mais doces e suaves, como mel ou caramelo. 

Além de todas as características que já mencionamos aqui, o café arábica tem cerca de 50% menos cafeína em comparação ao café robusta, logo, ele oferece uma experiência de sabor mais suave e menos amarga. 

Saiba como é o cultivo do café arábica

O cultivo de café arábica é exigente, pois essa espécie de café demanda altitudes superiores, temperaturas amenas e boa drenagem do solo. Esses fatores tornam o processo de cultivo mais trabalhoso e, consequentemente, fazem com que seu grão tenha um valor mais elevado do que outros tipos.  

Em lugares como Minas Gerais, no Brasil, o café arábica é cultivado com técnicas que preservam a pureza dos grãos e garantem uma colheita que atende aos mais altos padrões de qualidade. 

Justamente pelo tipo de cultivo que essa espécie necessita e por suas características naturais mais refinadas, o café arábica ganhou popularidade nas melhores cafeterias do mundo todo e muitos baristas preferem utilizar 100% arábica em seus cafés para garantir uma bebida de qualidade superior e que agrada até mesmo os clientes mais exigentes.

Aprenda a potencializar e a valorizar a qualidade do seu café arábica  

Para extrair o máximo das qualidades do café arábica, é essencial utilizar equipamentos que respeitem e maximizem as características dos grãos. 

Ao investir em equipamentos adequados, como os da Pressca, você consegue extrair o máximo das características sensoriais do café arábica, seja ele de Minas Gerais ou de outras regiões produtoras de renome. Isso garante uma experiência de café superior, capaz de agradar até os paladares mais exigentes.

Por exemplo, para fazer um café na medida certa e não errar na quantidade necessária do seu produto favorito, você deve usar uma balança dosadora. E para filtrar seu café sem deixar resíduos dele, o filtro cônico é o acessório ideal. Além disso, você pode usar acessórios como o espumador de leite para elaborar bebidas diferenciadas que antes só era possível provar na cafeteria.

O café arábica é, sem dúvida, a escolha favorita de quem busca qualidade e uma experiência sensorial única. Com suas características de aroma intenso, acidez equilibrada e perfil de sabor complexo, esse tipo de grão tem conquistado paladares ao redor do mundo e se popularizado cada vez mais. 

Se você ainda não experimentou um café 100% arábica, não há melhor momento para apreciar o que essa variedade tem de melhor a oferecer. E para mais dicas de como preparar o melhor café da sua vida, continue acompanhando o nosso blog.