Kit Onboarding: dicas e sugestões para a integração de novos funcionários

A integração de novos funcionários é uma etapa fundamental no processo de recrutamento e seleção de qualquer empresa. Por isso, é muito comum que a empresa elabore um kit onboarding, que é uma maneira de contribuir para que os novos funcionários conheçam um pouco mais da empresa e se sintam acolhidos e ambientados mais rapidamente. 

Entenda o que é o kit onboarding

O Kit Onboarding é uma estratégia que consiste em fornecer um conjunto de recursos e informações essenciais para os novos funcionários durante o processo de integração. Esse kit pode ser composto por materiais físicos ou digitais e tem como objetivo facilitar a assimilação dos novos colaboradores à cultura, valores, práticas e procedimentos da empresa, além de ajudá-los a entenderem melhor suas funções e responsabilidades.

Dicas para montar um bom kit onboarding 

Ao montar o kit onboarding, considere o nicho da sua empresa, quais são seus valores e, principalmente, o tom de voz utilizado para falar com seus funcionários. Os itens escolhidos para compor esse kit deverão comunicar a essência da sua empresa.

Ou seja, se você é uma empresa de produtos tecnológicos, o seu kit de boas-vindas deve transmitir um sentimento de inovação, modernismo e tecnologia, é claro. Mas se você trabalha no segmento de home decor, você pode incluir itens que remetem ao conforto do lar, por exemplo. 

Itens que não podem faltar no seu kit onboarding

Manual do colaborador: esse item é extremamente relevante, pois ele traz informações sobre a história da empresa, sua missão, visão e valores, qual a sua estrutura organizacional, políticas internas, benefícios e principais contatos.

Quando um colaborador novo chega na empresa ele é bombardeado de informações e é muito difícil reter tudo o que lhe foi apresentado. Mas com o manual do colaborador, ele poderá consultar e sanar suas dúvidas sempre que quiser.  

Materiais de Treinamento: O kit onboarding também pode trazer materiais adicionais que ajudarão o colaborador a conhecer um pouco mais da sua empresa, dos seus produtos e serviços. Portanto, você pode incluir um guia de tutoriais ou cursos que ele deverá trilhar na etapa inicial da sua integração. 

Brindes corporativos: para tornar o kit onboarding ainda mais atrativo para o colaborador e demonstrar a ele que a sua empresa se preocupa com ele e quer que se sinta acolhido e à vontade no ambiente de trabalho, você pode incluir alguns brindes personalizados que vão tornar o início do trabalho do colaborador muito mais acolhedor.

Algumas sugestões de brindes que podem compor o seu kit onboarding são:

  • Papelaria: agenda personalizada, bloco de notas, lápis e caneta;
  • Garrafa de água ou caneca;
  • Fone de ouvido;

Carregador de celular portátil;

  • Peças de vestuário: o seu kit onboarding pode conter algumas peças com a identidade visual da empresa como camisetas, moletons ou bonés;
  • Kit de café ou chá, que pode conter um copo personalizado junto com pacotes de café ou sachês de chá.

Como fazer uma integração de funcionários acolhedora

Além de providenciar um bom kit onboarding que ofereça aos novos funcionários informações essenciais sobre a sua empresa e itens que vão contribuir para que o dia a dia de trabalho flua melhor, você pode ainda providenciar um momento de integração com todo o time para que as pessoas novas conheçam as demais que irão trabalhar com ela de um jeito mais leve e descontraído.

A integração pode ser um bate-papo seguido de um café da manhã bem caprichado para começar o dia bem. Nesse café da manhã, não esqueça de incluir itens personalizados com a identidade visual da sua empresa para reforçar a sua marca. 

Outra opção interessante para fazer uma integração acolhedora para seus funcionários é montar um kit café com itens para que seus próprios funcionários preparem seu próprio cafézinho em grande estilo.  Esse tipo de kit está muito em alta, especialmente, entre as empresas de tecnologia e publicidade, pois transmite uma mensagem de modernidade. 

Nossa sugestão é que o kit café tenha uma cafeteira portátil, uma balança para que seus colaboradores possam preparar seu cafezinho a seu gosto, mini coador e copos de porcelana. Todos esses itens tornarão a experiência do seu café da manhã de onboarding muito mais original e aconchegante e todos eles você encontra na Pressca.

É importante ressaltar que a integração de novos funcionários não começa e termina no primeiro dia de recepção. Ela deve se estender por, no mínimo, uma semana para onde os novos funcionários devem se reunir com as principais áreas que irão trabalhar para conhecer um pouco mais das pessoas, dos processos e do seu trabalho em si.

Preparar um kit onboarding e uma integração eficaz para os novos colaboradores são peças-chave para o sucesso de qualquer organização. Ao acolher os profissionais que estão chegando na empresa de forma cuidadosa e estruturada, a sua organização demonstra seu compromisso com o desenvolvimento e bem-estar de sua equipe. 

E o resultado é um ambiente de trabalho mais produtivo, motivado e com funcionários engajados, prontos para contribuir positivamente com os objetivos da empresa.

Continue acompanhando o nosso blog para mais dicas.