Descubra os benefícios do chá de hibisco para a saúde

Nos últimos anos, o chá de hibisco caiu no gosto popular e conquistou inúmeros apreciadores que passaram a incluir essa bebida em sua rotina para melhorar a saúde ou até mesmo para eliminar peso.

Ficou curioso para entender melhor sobre o que estamos falando? Então, continue lendo esse post para descobrir todos os benefícios do chá de hibisco. Spoiler: você vai se surpreender!

O que é hibisco

O hibisco é uma flor do gênero Hibiscus L. e pertencente à família Malvaceae, que tem centenas de espécies, originária da África.

flor de hibisco

O hibisco que conhecemos (por causa do famoso chá) trata-se, mais especificamente, da flor Hibiscus sabdariffa, que possui pétalas avermelhadas e são comestíveis. 

Contudo, é importante você saber que há outras espécies de hibiscos que não são indicados para consumo, pois possuem um alto nível de toxina em suas composições. Apesar disso, elas podem ser usadas para fins ornamentais, já que as suas pétalas (normalmente, encontradas nas cores amarela, rosa ou roxa) são belíssimas e se adaptam muito bem em jardins.  

Já o hibisco comestível foi ganhando espaço, inclusive, na gastronomia devido ao seu sabor cítrico e levemente azedo, aroma floral e cor marcante, características que dão um toque todo especial em pratos requintados ou drinks. 

Benefícios do chá de hibisco

Além de ser um ingrediente muito interessante para o preparo de pratos e drinks, o hibisco se tornou ainda mais popular por causa dos inúmeros benefícios que essa flor pode trazer à saúde.

Alguns estudos indicam que essa planta é rica em vitaminas e minerais que agem de maneira muito importante no organismo humano e atua na prevenção de diversas doenças. Confira:

Vitamina C 

O hibisco é uma excelente fonte de Vitamina C, substância responsável por facilitar a absorção de ferro pelo organismo e pelo fortalecimento do sistema imunológico. Logo, ajuda na prevenção de doenças causadas por vírus e bactérias. 

Ferro

O hibisco também fornece ao corpo o ferro, que é indispensável para a produção de energia, que mantém nosso corpo e mente mais dispostos, e transporte de oxigênio do organismo, garantindo que a produção de células vermelhas fique equilibrada e combata a anemia.

Vitamina B6

Outra substância importante encontrada no hibisco é a Vitamina B6, que ajuda a controlar o colesterol ruim e a manter a pressão arterial em níveis ideais, evitando problemas como arteriosclerose e infarto.

Magnésio

O magnésio, também encontrado no hibisco, ajuda a regular o sistema nervoso, aliviar dores musculares, prevenir a osteoporose, aliviar a azia e controlar os níveis de açúcar no sangue.

Além desses benefícios, o hibisco ainda é rico em antocianinas, propriedade antioxidante que contribui para o controle dos radicais livres e também para eliminar a retenção de líquido. Também é rico em flavonoides, compostos antioxidantes, antivirais, antibacterianos e anti-inflamatórios.

Como preparar o chá de hibisco

chá de hibisco

Para fazer a bebida sem perder os benefícios do chá de hibisco, é recomendado que você coloque a água para ferver e, quando começar a levantar fervura, apague o fogo. A seguir, acrescente as flores de hibisco, tampe o recipiente e deixe repousar por 10 minutos antes de coar e beber. A proporção indicada para o preparo do chá é:

  • 2 colheres de sopa de flor de hibisco seca;
  • 300 ml de água fervente.

Para dosar a água com mais precisão para extrair o melhor da bebida, você pode usar a nossa Cafeteira Portátil, que tem um sistema exclusivo de infusão e extração e pode ser usada no preparo de chás e outras bebidas e é ideal para obter o melhor sabor e aroma para o seu chá. 

cafeteira portatil.png

Cafeteira Portátil Pressca

 

Aproveite para ler:

Diferença entre chá e infusão

Como o chá se tornou uma das bebidas mais populares do mundo

Atenção para a contraindicação do hibisco

Apesar de os benefícios do chá de hibisco serem inúmeros, essa bebida precisa ser consumida com moderação e até mesmo evitada em alguns casos.

De acordo com a nutricionista Clarissa Fujiwara, mestre em ciências pela Universidade de São Paulo (USP), no portal Minha Vida, o consumo em excesso do chá de hibisco pode fazer com que a pessoa elimine nutrientes essenciais para o funcionamento do organismo, pois ele tem função diurética.

Neste caso, é recomendado que gestantes e lactantes, pessoas que sofrem de pressão baixa e pessoas que têm pressão alta não ingiram a bebida.

O que você achou desse texto? Você já conhecia todos os benefícios do chá de hibisco? Continue acompanhando o nosso blog para mais informações.