Como fazer um café de barista profissional em casa

O café é muito mais do que uma simples bebida, é uma paixão compartilhada por muitas pessoas ao redor do mundo. 

Sabe aquela sensação de saborear um café de qualidade, com todas as nuances e aromas dos cafés especiais? Normalmente, essa é uma experiência  que acessamos quando vamos a alguma cafeteria especial e que possui um barista para preparar a bebida, né?  

Mas você sabia que é possível ter essa experiência em casa e é mais simples do que parece?

Neste post, vamos desvendar os segredos e técnicas para fazer um café de barista profissional, utilizando os melhores cafés especiais e garantindo um resultado excepcional.

Desvendando os segredos do café de barista  

Que o café é amado pelo mundo todo, isso você já sabe. Mas o que será que o café de barista tem de tão especial que se diferencia tanto do cafezinho que tomamos diariamente em nossas casa? 

Além do preparo cuidadoso, o café de barista geralmente é feito com cafés especiais, grãos selecionados de origens diversas, cada um com suas características únicas. Além disso, o profissional utiliza técnicas que ajudam a extrair o melhor aroma e sabor do café.

E é justamente a combinação de qualidade do grão e técnica que resulta em um café excepcional, repleto de sabores e aromas inesquecíveis. 

Para você começar a replicar essa experiência na sua casa, confira as dicas a seguir.

Escolha cafés especiais

O primeiro passo para fazer um café de barista profissional em casa é escolher um café de alta qualidade. 

Para isso, recomendamos que você escolha cafés especiais provenientes de regiões como o Cerrado Mineiro, Mantiqueira de Minas, Chapada Diamantina e Mogiana Paulista, que são conhecidas por produzirem grãos excepcionais.

Os cafés oriundos das fazendas dessas regiões possuem sabores distintos que apresentam desde notas frutadas e florais até sabores mais intensos e achocolatados.

Utilize alguns métodos de preparo

Além da escolha dos cafés especiais, o preparo correto é essencial para alcançar o resultado de um bom café de barista. 

Existem diversos métodos para preparar café em casa, como a prensa francesa, o aeropress, o Hario V60 e a máquina de espresso, entre outros. Cada método tem suas peculiaridades e oferece diferentes características ao café final. 

Confira essa dica: Como usar a prensa francesa para preparar um café delicioso

Escolha o método que mais se adapte ao seu gosto e experimente diferentes técnicas para encontrar o que mais lhe agrada.

Fique atento à proporção

Um dos segredos para fazer um café de barista é acertar na proporção entre café e água. A regra geral é utilizar cerca de 8 a 10 gramas de café para cada 100ml de água.

No entanto, essa proporção pode variar de acordo com o método de preparo escolhido e o seu paladar. 

Por isso, para acertar a proporção ideal você vai precisar de uma balança dosadora, que irá garantir precisão e consistência no preparo.

Controle de tempo e da temperatura

O tempo de extração também é crucial para a qualidade do café. A duração ideal varia dependendo do método utilizado, mas geralmente o tempo recomendado nao deve passar de 4 minutos.

Para obter um café mais encorpado e intenso, você pode experimentar extrair por mais tempo, mas tenha cuidado para não extrair demais e obter um café amargo.

Além do tempo, a temperatura da água também influencia o resultado final. A temperatura ideal fica em torno de 90°C a 96°C para a maioria dos métodos, garantindo uma extração eficiente dos sabores do café.

Já pensou em poder preparar um café fresquinho em qualquer lugar que você estiver? Foi pensando nisso que criamos a cafeteira portátil. Confira no nosso site para saber mais. 

A importância dos utensílios

Ter os utensílios certos também faz toda a diferença no preparo do café de barista em casa. Além dos grãos de café especiais, invista em uma balança, um moedor de qualidade e, se possível, um termômetro para garantir que a água esteja na temperatura correta.

Um outro item que não pode faltar na sua casa se você é realmente apaixonado por café de qualidade, é a chaleira pescoço de ganso. Ela é perfeita para controlar o fluxo de água do café coado, contribuindo para uma extração de maior qualidade.

Tenha paciência e pratique

Fazer um café de barista profissional em casa requer prática e paciência. Não desanime se os primeiros resultados não forem exatamente como esperava. 

Continue experimentando, ajustando a moagem, a proporção e o tempo de extração até encontrar a combinação perfeita para o seu paladar.

Um outro produto que pode te ajudar a aperfeiçoar as suas técnicas é o ABG Color System

 

Agora que você já sabe que é completamente possível fazer um café de barista em casa, confira os outros posts do nosso blog para você preparar diversos tipos de bebidas com café.