Como fazer café gelado

      iced cold 1.png

Você sabia que o café é a segunda bebida mais consumida do mundo perdendo apenas para a água? 

Nós, brasileiros, não podemos negar que amamos um café, né? Não é à toa que 9 entre 10 brasileiros acima de 16 anos consomem a bebida, segundo a pesquisa da Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC). Apesar de sermos também o maior exportador, os americanos são os que mais consomem café no mundo.  

A pandemia impulsionou o consumo do café no Brasil em cerca de 35%, de acordo com a ABIC, quando os amantes da bebida passaram a se preocupar ainda mais com a qualidade dos grãos e também começaram a testar receitas novas. Temos um post que aborda melhor esse assunto, caso você tenha interesse.

Foi assim que as buscas no google pelo termo “como fazer café gelado” aumentaram mais de 350% no início da pandemia, de acordo com o Google Trends.

E já que nós somos apaixonados por café e a época mais quente do ano está logo ali, vamos te ensinar como fazer um café gelado mais gostoso do que de cafeterias famosas por aí.

A origem do café gelado

O café gelado é muito mais antigo do que imaginamos. Sua origem é atribuída aos holandeses que, por volta dos anos 1600, preparavam concentrados de café em água fria para transportar a bebida já pronta para ser aquecida e consumida mais tarde.

Ainda no século XVII,  os japoneses também começaram a preparar o café a frio (como já fazia com o chá). Esse método ficou conhecido como “kyoto-style coffee”. 

Para quem não entende muito de café gelado, é importante saber que (basicamente), há 3 tipos: o iced coffee, que é feito com água em alta temperatura e posteriormente é resfriado com cubos de gelo; o cold brew, onde o café é passado apenas por água fria em um processo bem lento; e o nitro cold, que nada mais é que o cold brew gaseificado, ou seja, é o resultado do processo chamado “carbonatação”, que adiciona “bolinhas de nitrogênio” à bebida.

                 cold brew 1.png

 

Como fazer café gelado em casa

Toda boa receita começa com a escolha de bons ingredientes. Neste caso, o café é a estrela da receita, por isso, capriche na escolha de um bom grão.

A receita tradicional do café gelado é super simples: coloque cerca de 10 g (ou uma colher de sopa) de café moído na sua cafeteira portátil, para cada 100 ml de água gelada, acrescente um pouco de suco de fruta cítrica (limão ou laranja) e adoce a gosto. 

Outra maneira de fazer o café gelado é passá-lo em água quente como de costume e deixá-lo esfriá-lo naturalmente. Depois despeje a bebida em um copo ou taça de vidro com cubos de gelo e um pouco de suco de laranja para finalizar.  

Além da cafeteira portátil, há muitos outros utensílios que ajudam a deixar o seu café ainda mais saboroso. Conheça algumas opções.              

Dicas para deixar o seu café gelado ainda melhor

Se você é do time que gosta de uma bebida mais elaborada ou viu algum café diferentão nas mídias sociais e ficou com vontade de experimentar, vamos te dar algumas dicas para incrementar ainda mais o seu café gelado.

Versão cremosa do café gelado

Para fazer aquele café gelado cremosinho parecido com o de algumas cafeterias famosas, você vai precisar de:

  • 2 colheres de sopa de café solúvel em pó;
  • 2 colheres de sopa de açúcar demerara;
  • 1 1/2 colher de sopa de água fervendo;
  • 3/4 do copo de leite;
  • cubos de gelo a gosto.

Modo de preparo:

Na batedeira ou liquidificador, coloque o café solúvel, o açúcar demerara e a água fervente. Bata até atingir uma cremosidade espessa.

Depois, pegue um copo comprido com cubos de gelo, acrescente o leite e coloque o creme de café por cima. Misture e sirva-se.

No nosso blog você encontra outras 6 receitas de café cremoso para experimentar. Acesse aqui.

Seja criativo com o seu café gelado

Para deixar o seu café gelado ainda mais especial, dê um toque de personalidade acrescentando ingredientes diferenciados, como por exemplo: 

  • substitua o leite de vaca por leite de coco ou de leite de amêndoa;
  • aromatize seu café com especiarias (canela, cumaru, cacau ou baunilha, entre outros);
  • incremente sua bebida com chantilly, creme de avelã ou caramelo;
  • finalize com nibs de cacau ou castanhas para trazer crocância.

                       café gelado com especiarias.png

Difílcil ler esse post e não ficar com água na boca, né? Teste essas receitas e depois conte para gente o que achou. E para mais dicas, continue acompanhando o nosso blog.