Café Gelado: receitas para enfrentar os dias quentes

O café é a bebida mais amada do Brasil e podemos provar. Segundo a Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC), a bebida é consumida por 9 entre 10 brasileiros maiores de 15 anos.

Mas com a chegada dos dias quentes, muitos amantes de café se veem em um dilema: como apreciar essa bebida reconfortante sem aumentar ainda mais a temperatura corporal? 

Uma alternativa está no café gelado, bebida refrescante que não perde em nada para o sabor e a energia proporcionados pela tradicional xícara de café. 

Neste post, apresentaremos cinco variações de café gelado para agradar diversos paladares, explorando métodos de preparo, ingredientes e truques para aproveitar ao máximo esses dias ensolarados.

 

Café gelado: 5 receitas que vão te surpreender

 

1. Café Gelado Clássico

 

Para quem ainda não se rendeu aos encantos e sabores do café gelado, nossa dica é começar pela versão mais clássica.

Para prepará-la, faça um café coado normalmente, deixe esfriar e, em seguida, despeje-o sobre cubos de gelo. Adoce a gosto e surpreenda-se com a refrescância dessa bebida.

 

2. Cold Brew Energético

Acredita-se que o cold brew teve sua origem no século XVII, na Holanda, quando os holandeses começaram a preparar um concentrado de café com água fria para transportá-lo em suas peregrinações e aquecer apenas na hora de consumi-lo. 

Para fazer a versão “cold brew energético”, prepare uma jarra de cold brew, adicione cubos de gelo e acrescente uma dose de chá do seu energético favorito. Essa combinação única proporcionará uma experiência refrescante e revigorante.

 

3. Café Gelado com Creme de Avelã

Para um toque mais cremoso e adocicado na sua bebida, experimente adicionar creme de avelã ao seu café gelado. Prepare o café da maneira que preferir e misture uma generosa colher de creme de avelã. Finalize com cubos de gelo e saboreie essa irresistível combinação de sabores.

4. Café Gelado Tropical

Que tal transformar seu café gelado em uma experiência tropical adicionando um toque mais exótico? Misture o café com leite de coco, adicione um pouco de xarope de baunilha e decore com pedaços de abacaxi ou coco ralado. Uma explosão de sabores que transportará seus sentidos para um paraíso tropical.

 

5. Café Gelado com Sorvete

Que tal unir o prazer do café gelado com o seu sorvete favorito? Faça um café forte, deixe esfriar e despeje-o sobre uma bola de sorvete em uma taça de drink. Essa combinação ousada resultará em um delicioso café gelado com um toque cremoso e doce.

 

Além dessas opções, você pode ousar ainda mais e usar a sua criatividade para usar o café gelado como ingrediente de outros tipos de sobremesas ou bebidas, como milkshakes, smoothies ou até mesmo em receitas de cocktails.

Dicas gerais para preparar seu café gelado  

Independentemente de qual receita você vai tentar reproduzir em casa,  temos algumas dicas que vão elevar a qualidade da sua bebida:

  • escolha um bom grão ou pó de café;
  • prepare-o conforme a sugestão do fabricante;
  • de modo geral, o preparo do café gelado envolve o resfriamento do café, então, uma dica é utilizar cubos de gelo feitos de café para evitar diluição excessiva.  

Leia também: Entenda a importância da aferição precisa do ponto de cor da torra do café

Deu para perceber que o café gelado oferece uma variedade de opções criativas para enfrentar os dias quentes sem abrir mão do prazer de uma boa xícara de café, né? 

Quer mais dicas para extrair o melhor do seu café? Então, continue acompanhando o nosso blog.