Café com Sorvete: a combinação perfeita para o Verão

O verão brasileiro é sinônimo de dias quentes e ensolarados, mas se você é daquelas pessoas que não abrem mão do cafezinho nem mesmo durante o clima com altas temperaturas, temos uma dica muito saborosa e refrescante para você: que tal experimentar café com sorvete?  

Para quem nunca experimentou, a princípio essa combinação pode causar certo estranhamento, mas além de proporcionar um sabor único, é uma ótima maneira de desfrutar dos prazeres gelados da estação com o toque especial do café. 

A seguir, confira dicas de receitas refrescantes para você aproveitar o melhor de cada produto, transformando esses dois ingredientes populares em uma verdadeira obra-prima de sabores para o Verão.

 

Por que você deve experimentar café com sorvete

 

A combinação de café com sorvete é incrivelmente surpreendente e muito agradável ao paladar porque a intensidade da bebida se equilibra perfeitamente com a cremosidade da sobremesa.

No Brasil, onde o café e o sorvete são amplamente apreciados, a combinação dos dois conquistou corações por sua simplicidade e, ao mesmo tempo, complexidade de sabores. Por isso, é bastante comum encontrar cafeterias e sorveterias oferecendo opções criativas de café com sorvete, atendendo à demanda dos brasileiros que buscam novas experiências gastronômicas.

Receitas que combinam café e sorvete 

Uma das receitas que leva café e sorvete em sua combinação e que já conquistou o mundo todo é o clássico Affogato, sobremesa italiana que consiste em "afogar" uma bola de sorvete de creme ou de baunilha em um espresso recém-preparado. 

A fusão do calor do café com a frieza do sorvete cria uma explosão de sabores que encantam até os paladares mais exigentes.

Leia também:

Como fazer um café de barista em casa

O legal é que essa receita também é considerada um drink em muitos lugares e já ganhou até uma versão alcoólica com uma dose de conhaque.

Além do Affogato, existem várias outras receitas refrescantes que exploram a união de  sabores do café e do sorvete. 

Uma opção é o Smoothie de Café com Sorvete de Baunilha, que combina café forte, sorvete de baunilha e gelo, resultando em uma bebida suave e revitalizante. 

Outra alternativa é o Frappé de Café com Sorvete, uma mistura cremosa e gelada perfeita para os dias quentes. Experimente também adicionar um toque de licor ao seu café com sorvete para criar variações irresistíveis.

 

Dicas para o apreciar café com sorvete com um preparo perfeito

Para alcançar o equilíbrio ideal entre o café e o sorvete, algumas dicas de preparo são essenciais. 

Prefira um café de qualidade e de preferência de sabor forte e prepare-o conforme a indicação do produtor para ele não perder a relevância com a diluição no sorvete. 

Além disso, experimente diferentes tipos de café, como expresso, coado ou prensa francesa, para descobrir qual se adapta melhor ao seu gosto pessoal.

É importante também escolher um sorvete de baunilha de alta qualidade, pois isso fará toda a diferença no resultado final da sua sobremesa. 

 

O café com sorvete cai bem diferentes ocasiões

 

A versatilidade do café com sorvete permite desfrutar dessa combinação em diversas ocasiões. Seja como uma sobremesa elegante para impressionar seus convidados em um jantar especial, como um refresco após um dia quente de trabalho ou até mesmo como um drink para relaxar durante uma tarde tranquila. 

Leia também: Como fazer café gelado

Use a sua criatividade e busque referências gastronômicas para explorar ainda mais essa combinação e reinventar sabores e não deixe de conferir o nosso blog para mais dicas de como fazer um bom café.