Café com mel: aprenda a fazer essa deliciosa bebida

Adoçar ou não adoçar o cafezinho? Eis a questão! Brincadeira à parte, esse tema gera muita polêmica, pois especialistas e amantes do café defendem que a bebida deve ser consumida sem adição de qualquer tipo de adoçante.  

Mas, de maneira geral, a maioria das pessoas que você conhece consome café adoçado todos os dias. E elas fazem isso por uma razão simples: as marcas mais populares de café costumam oferecer um produto produzido a partir de um grão excessivamente torrado e, consequentemente, bastante amargo. Logo, as pessoas precisam adoçar a bebida para equilibrar o sabor. 

É sempre bom ressaltar que um café de qualidade possui muita complexidade de sabor e, uma de suas características, é o seu dulçor natural, além de não apresentar amargor. Dessa maneira, realmente, dispensa açúcares ou qualquer outro tipo de adoçante. 

Mas se mesmo assim você é adepto ao cafezinho adoçado, temos uma excelente notícia para você: 

Segundo um estudo publicado no periódico Annals of Internal Medicine, a ingestão moderada de café com açúcar não oferece risco à saúde. Pesquisadores da Universidade Médica do Sul, em Guangzhou, na China, observaram que adultos que consumiam de 1,5 a 3,5 xícaras de café por dia, com ou sem açúcar, tiveram menor probabilidade de morrer durante os sete anos em que foram monitorados.

Apesar de beber café com açúcar moderadamente não fazer mal, sabemos que consumir açúcar em excesso traz diversos malefícios à saúde e quanto mais pudermos evitá-la, melhor. Por isso, o café com mel torna-se uma opção interessante, saborosa e muito mais saudável.

Café com mel 

café com mel

Por que você deve experimentar café com mel? Porque o mel é um alimento natural rico em ácidos fenólicos, flavonoides e carotenóides, que atuam como antioxidantes no organismo. Outros benefícios do mel para a saúde:

  • Atua nos processos de digestão;
  • Tem propriedades antioxidantes;
  • Também trabalha no organismo como expectorante (ou seja, atua no sistema respiratório, liberando as vias aéreas); 
  • O mel ajuda, ainda, no fortalecimento do sistema imunológico;
  • Também atua regulando o índice glicêmico, pois aumenta a secreção de insulina e reduz os níveis de açúcar no sangue.

A laranja é um dos alimentos que harmonizam muito bem com o café por “semelhança”, pois ambos possuem acidez e doçura. Logo, se você quiser dar um toque ainda mais especial no seu café com mel, que tal usar o mel de laranjeira?

Esse tipo de mel tem esse nome porque é produzido por abelhas que têm suas colmeias com acesso à cultura da laranja, visitando flores específicas e produzindo o alimento, que acaba adquirindo propriedades parecidas com a da própria fruta. 

Além de adoçar sua bebida acrescentando um sabor especial a ela, você pode usar o mel para transformar seu simples cafezinho em uma bebida digna de cafeteria.

Aprenda a fazer café com mel na sua casa

aprenda fazer café com mel

A combinação café com mel pode ser feita com café espresso ou café coado, seja quente ou gelado e você pode, ainda, usar canela em pau para trazer uma certa picância para a sua bebida.

Ainda não tem certeza se café com mel é uma bebida para você? Confira o nosso passo a passo para você preparar a bebida na sua casa de um jeito diferente e se surpreender.

Sugestão de ingredientes: 

  • Meio litro de coado;
  • 4 colheres de sopa de mel da sua preferência para adoçar o café;
  • Meia xícara de chá de leite integral;
  • 1 colher de chá de essência de amêndoa;
  • 100 g de raspas de laranja ou, se preferir, outro ingrediente que traga um sabor cítrico, como raspas de limão siciliano, por exemplo.

Modo de preparo:

Passe o seu café do modo que preferir (neste post temos também algumas opções para você testar). Enquanto isso, leve ao fogo 5 colheres de água e as 3 colheres de mel até ferver. Depois, retire do fogo e misture com o seu café. 

Em outra panela, coloque para ferver o leite com a essência de amêndoa e 1 colher de mel. Bata a mistura até formar uma espuma leve usando um fuê ou, se preferir, use o espumador de leite para dar mais cremosidade. 

Ao servir a bebida, encha as xícaras até a metade e depois acrescente a espuma de leite por cima. Finalize com as raspas de laranja ou de limão. 

 

Agora você está convencido de que café com mel é realmente uma bebida deliciosa e que vale a pena experimentar? Faça na sua casa para suas visitas e depois nos conte o que todo mundo achou.