Aprenda como fazer um bom café

É impossível imaginar a vida do brasileiro sem café. Se você jogar no google ou sair perguntando por aí “como se faz café”, vão surgir diversas maneiras diferentes, pois cada família ou geração carrega consigo algum jeitinho especial de preparar a bebida.

Porém, neste post traremos o modo de preparo recomendado por especialistas para o café coado, para que você preserve o aroma e o sabor do produto selecionado. Vamos às dicas. 

Como fazer um bom café em 6 passos

1 - Escolha o tipo de café

Hoje em dia existem inúmeros tipos de café disponíveis no mercado. Para você escolher um bom produto, observe as seguintes características:

  • esse café é fornecido e distribuído por empresas especializadas em café especial? 
  • o grão possui selo 100% arábica, ou seja, tem comprovação de sua pureza e qualidade?  
  • qual o ponto da torra? Isso é determinante para definir sua amargura ou dulçor e você deve ficar atento a essa característica para escolher o tipo que mais te agrada;  
  • outras características que você pode analisar para facilitar a sua escolha: fragrância, sabor, corpo, acidez etc..

                  grãos de café com qualidade.png

2 - Aqueça a água

O segundo passo para fazer um bom café é sempre usar, de preferência, água mineral ou filtrada. Você deve evitar preparar sua bebida com água da torneira, pois o cloro e outras substâncias podem afetar o sabor do seu café.  

Coloque uma boa quantidade de água para aquecer, mas nunca deixe que ela chegue no ponto de fervura. Quando começar a borbulhar, desligue o fogo e deixe a água descansar por 1 minuto. 

Passar o seu café com água muito quente pode deixá-lo com um sabor amargo.   

4 -  Acerte na quantidade de água e de café

A proporção ideal para preparar um café saboroso e encorpado é uma colher de sopa de café para cada 100 ml de água.  

Para você ser ainda mais certeiro na quantidade, recomendamos que você use uma balança dosadora. Com ela, seu café nunca mais vai ficar forte demais ou aguado.

                medida correta de café.png

5 - Prepare o filtro corretamente

Ao posicionar o filtro no coador, dobre-o seguindo a dupla costura e derrame um pouco de água nele para aquecê-lo e aquecer também o recipiente que irá receber o café (para preservar sua temperatura).  

6 - Coe o café da maneira adequada

Até para coar o seu café tem um jeito certo. Segundo os especialistas, você deve adicionar um pouco de água aquecida apenas para hidratar os grãos por cerca de 30 segundos. Depois vá adicionando o restante da água vagarosamente em movimentos circulares para o produto extrair o que há de melhor no sabor do café.  

Dica: usar uma chaleira pescoço de ganso faz toda diferença nessa etapa. Saiba mais aqui

                  café bom.jpg

Outros truques para fazer um bom café

  • Ao passar o seu café você não deve demorar mais que 5 minutos, pois a filtragem excessiva pode amargar sua bebida. Por outro lado, se você for muito rápido no processo, seu café poderá ficar aguado.  
  • O ideal é que você passe o café no momento em que for tomá-lo, pois depois de alguns minutos ele começará o processo de oxidação. 
  • Treine seu paladar para se acostumar com o sabor do café sem açúcar. Um grão de boa qualidade não deve ter um amargor acentuado. Nós fomos ensinados a adoçar a bebida justamente por que a indústria vende um produto impuro e com um gosto que não representa o real sabor do café. Entenda aqui.
  • Armazene o seu grão na geladeira para preservar o sabor e o aroma.

Como fazer um café mais elaborado

Para quem adora novidades e ama bebidas mais elaboradas, temos uma dica para você preparar um café cremoso ou espumado, digno de uma cafeteria nova iorquina.  

Para facilitar a sua vida, recomendamos que você tenha um espumador de leite. Com ele você poderá preparar deliciosas receitas como Lattes, Cappuccinos, Mochas, Macchiatos, shakes e achocolatados.

Veja como é simples: basta aquecer o leite, mover o êmbolo do produto para cima e para baixo até dobrar o volume da espuma e pronto. Você terá uma bebida super cremosa. 

Para elevar ainda mais o nível do seu preparo, use um leite de amêndoas e finalize com uma polvilhada de alguma especiaria (baunilha, canela, cumaru, entre outras). 

                    dannie-sorum-F9bgProSkaY-unsplash.jpg

 Se você ama café, vale muito a pena investir em um produto com mais qualidade, pois isso fará toda a diferença no sabor. Além disso, usar acessórios especiais no preparo vai valorizar ainda mais sua bebida.

Para mais dicas de como essas, continue acompanhando o nosso blog.