5 Ideias para montar uma mesa de café da manhã

O café da manhã é uma refeição essencial para começar o dia com energia e fornecer nutrientes para o nosso corpo e, assim, melhorar o nosso desempenho físico e cognitivo.  

É também um momento que pode ser aproveitado para reunir a família ou receber os amigos em casa. Então, se você também ama essa refeição assim como nós, separamos algumas dicas para você fazer uma mesa de café da manhã digna de hotel.

5 ideias de mesa de café da manhã que vão te surpreender

Antes de começar a montar uma mesa de café da manhã bem caprichada, pense nas pessoas que vão compartilhar com você esse momento e o que elas gostam de comer. 

Isso vai facilitar bastante as suas escolhas e também vai direcionar o seu café para um estilo mais “comfort food” ou mais fitness. Confira mais dicas a seguir.

O que colocar na mesa do café da manhã?

Para montar uma mesa de café da manhã bastante farta e nutritiva, tenha, pelo menos, uma opção de fruta, grãos, bebida, carboidrato e proteína. 

Para você ampliar ainda mais as suas opções e variar o cardápio conforme os seus convidados, listamos a seguir algumas opções para você caprichar nas escolhas.

Estação de frutas

Diversas frutas são ideais para o café da manhã, pois fornecem nutrientes importantes e são uma opção saudável para começar o dia. As opções que mais combinam com essa refeição são: 

  • Banana: Rica em potássio e fibras, é uma ótima opção para o café da manhã, pois fornece energia e pode ser adicionada em smoothies, cereais ou até mesmo ser consumida sozinha.
  • Morangos: Além de serem deliciosos, os morangos são uma excelente fonte de vitamina C e antioxidantes. Você pode adicioná-los em iogurtes, aveia ou até mesmo fazer uma salada de frutas.
  • Kiwi: O kiwi é uma fruta refrescante e cheia de vitamina C e também fica perfeito em saladas de frutas ou pode até mesmo virar suco.
  • Abacate: O abacate é uma excelente opção para o café da manhã devido ao seu teor de gorduras saudáveis e fibras. É uma excelente opção para fazer avocado toast ou até mesmo vitamina. 
  • Melão: O melão é uma fruta com um alto teor de água e rico em vitamina K, cálcio e zinco, nutrientes que ajudam a prevenir a osteoporose. 

Fonte: Pinterest  

Para acompanhar as frutas:

Para dar um toque mais especial às frutas, você pode colocar na estação de frutas alguns acompanhamentos, como:

  • Granola
  • Chia
  • Aveia
  • Iogurte
  • Mel

Se você tiver mais de uma fruta disponível e alguns desses acompanhamentos, você pode fazer uma deliciosa salada de fruta servida com iogurte natural e granola para adicionar crocância. Essa é uma opção super leve e saudável para começar o seu café da manhã.

Carboidratos & Proteínas

Carboidrato e proteína devem sempre andar de mãos dadas, especialmente, no almoço, pois essa dupla vai garantir que você comece o dia com mais energia e saciedade.

Além disso, ao combinar proteína com carboidratos no café da manhã, você vai ajudar a equilibrar os níveis de açúcar no sangue, evitando picos de glicose seguidos por quedas abruptas, o que causam fadiga e vontade de comer alimentos açucarados.

Algumas boas fontes de proteína para o café da manhã são: ovos, iogurte grego, queijo cottage, nozes, sementes, frios e alimentos à base de proteína vegetal, como tofu ou proteína de ervilha. 

Você sabia que o cérebro também depende de carboidratos para funcionar? Isso porque os carboidratos são convertidos em glicose, que é a principal fonte de combustível para o cérebro. 

Ao ingerir carboidratos no café da manhã, você fornece ao seu cérebro os nutrientes necessários para se concentrar, ter uma melhor retenção da memória e aprender coisas novas.

Mas o ideal é que você evite carboidratos processados e ricos em açúcares e prefira opções mais nutritivas, como pães ou bolos integrais.  

É importante lembrar que uma alimentação balanceada deve incluir vários nutrientes como carboidratos complexos, gorduras saudáveis, vitaminas e minerais, para garantir uma nutrição adequada. Na dúvida, é sempre bom procurar um nutricionista.

Opções para beber

Uma mesa de café da manhã completa precisa ter opções para beber. Por isso, você pode oferecer as opções mais tradicionais como café, chá, leite e suco de laranja ou pode inovar com opções mais diferentes, como um smoothies, por exemplo. 

Fonte: Pinterest

Para surpreender e transformar o tradicional café com leite em uma bebida mais requintada, use o Espumador de Leite e sirva uma bebida à altura de uma cafeteria a seus convidados.

Nos dias mais frios, você também pode servir o seu cafézinho nos nossos Copos de Porcelana, que irá preservar sua bebida quentinha por muito mais tempo sem queimar a mão de ninguém (pois eles têm proteção térmica).  

Como servir frios no café da manhã?

Para servir frios na sua mesa de café da manhã de um jeito mais bonito e elegante, opte por montar uma tábua de frios com uma seleção de queijos (pode ser queijo gorgonzola, queijo suíço, queijo brie, etc) , além de diferentes tipos de embutidos como salame, mortadela e copa. 

Adicione alguns acompanhamentos como picles, geléias, mostarda e torradas ou pães variados. E o resultado você já sabe: uma verdadeira delícia! 

Fonte: Pinterest

Como decorar uma mesa de café da manhã?

Para deixar sua mesa de café da manhã ainda mais bonita e convidativa, você também pode (e deve) pensar na decoração dela. Para isso, você vai precisar de alguns utensílios, como: 

  • sousplat 
  • jogo americano
  • guardanapos de tecidos
  • prato para bolos
  • xícaras, pires e pratos 
  • talheres

Além desses itens essenciais, você pode complementar a sua decoração com flores, velas e luzinhas. Separamos algumas opções de montagem que vão de surpreender:

1 - Mesa de café da manhã com toque rústico

Fonte: Pinterest

Para seguir essa inspiração, você pode usar utensílios de madeira, cestos de palha e sousplat de palha para trazer o estilo mais rústico para o seu café da manhã. 

2 - Mesa de café da manhã minimalista

Fonte: Pinterest

Para essa inspiração, prefira louças com cores neutras e sem estampas, uma toalha de mesa lisa e prendedores de guardanapos com poucos detalhes. 

3 - Mesa de café da manhã candy color

Fonte: Pinterest

Se você é uma pessoa que gosta de cores, pode usar uma paleta candy color para dar um toque de delicadeza  à sua mesa.

As cores podem aparecer na louça que você escolher, no jogo americano ou nos outros acessórios.

4 - Mesa de café da manhã romântica

Imagem do Pin de história

Fonte: Pinterest

Para dar um ar de romantismo à sua mesa de café da manhã, escolha uma louça ou acessórios que tragam elementos que remetem ao símbolo do amor (um coração, por exemplo).

5 - Mesa de café da manhã temática

Imagem do Pin de história

Fonte: Pinterest

Você também pode aproveitar alguma data comemorativa para fazer uma mesa de café da manhã temática, como essa da foto que se inspirou nas festas juninas usando sousplat de palha, guardanapo xadrez e girassóis para fazer a decoração. 

Não deixe de acompanhar o nosso blog para mais dicas.